Subscribe RSS



Hello!

Vamos ao primeiro post sobre um produto na história, mas vamso nos focar na relação com a história do design.

A máquina de costura foi um grande passo na produção em série de vestimentas, temos como principal criador criador o fundador da Singer, Isaac Merrit Singer. Mas percebos que a maior "jogada" dele não foi a criação, mas sim a adaptação e junção de várias criações que já existiam na época.

"A nenhuma pessoa isolada poderá, de pleno direito, ser dado o crédito total pela invenção da máquina de costura.

• Thomas Saint foi o primeiro a conceber a costura feita à máquina em 1790.

• Josef Madersperger fez a primeira máquina verdadeira para fazer costura, tanto conhecida como realmente usada.

• A primeira máquina americana a ser efetivamente fabricada foi a do Rev. John Adams Dodge.

• Barthelemy Thimmonier foi o primeiro a produzir máquinas de costura em quantidades comerciais e colocá-las em uso prático.

• A Walter Hunt pertence a honra de ter sido o primeiro a combinar uma lançadeira e agulha com olho na ponta para fazer uma costura fechada prática.

• John A. Bradshaw aperfeiçoou a primeira máquina de fabricação americana a ser vendida em quantidades comerciais.

• Elias Howe Jr. foi o primeiro a patentear uma máquina tendo uma agulha com olho na ponta que transportava um fio contínuo e fazia costura fechada.

• John Bachelder desenvolveu e patenteou a primeira máquina de alimentação contínua.

• Lerow e Blodgett inventaram a primeira lançadeira de movimento contínuo girando num plano horizontal.

• Allen B. Wilson contribuiu com o gancho rotativo e a alimentação de quatro movimentos em 1851.

• William O. Grover concebeu o dispositivo de ponto corrente de dois fios também em 1851.

• Isaac Merrit Singer tomou alguns dos princípios inventados por outros, combinou-os no mais prático arranjo, acrescentou características importantes de seu próprio projeto e deu ao mundo a primeira máquina de costura verdadeiramente prática."


Podemos notar aí um forte apelo à "referência", como se diz em uma das leis de energia "Nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma.". E por que nós designers, ou não, não podemos fazer o mesmo? Juntar idéias, formas, projetos pode ser a melhor solução para os problemas. Nada é criado a partir do zero, tudo tem uma inspiração, seja natural ou não. Só não podemos esquecer de dar os devidos créditos aos criadores de cada parte. Então Isaac Merrit não foi inteligente o suficiente para criar nada? Errado! Ele foi inteligente por criar a junção e adaptação das melhores idéias da época em questão de máquinas de costura.

"No ano de 1850, o Sr. Isaac Merrit Singer (mecânico, ator e inventor) conheceu, na oficina do Sr. Orson Phelps, uma máquina de costura. Ao analisar cuidadosamente o seu funcionamento, sugeriu modificações que revolucionaram sua fabricação. Em onze dias, estava pronta a primeira máquina de costura realmente eficiente. Singer solicitou uma patente em 1851 e continuou a melhorar sua máquina até sua morte, em 1875, aos 63 anos."


E por que a máquina de costura é tão importante? Se não fosse por elas acho que difilmente teríamos tantas roupas em nossos guarda-roupas. A partir da revolução industrial tudo passou a ser produzido em série, e tudo começou na industria textil, então aí está a importância dessas máquinas.

""Depois do arado, esta máquina de costura é talvez o instrumento mais abençoado da humanidade", escreveu Lois Antoine Godey, em 1856. Mahatma Gandhi, o líder hindu, enquanto estava na prisão, aprendeu a costurar em uma máquina SINGER e mais tarde isentou-a em sua interdição sobre o maquinário ocidental. "Ela é uma das poucas coisas úteis já inventadas", disse ele. "




Quadro de Isaac Merrit Singer e sua Primeira máquina, National Portrait Gallery, Washington, DC.





Até a próxima o/~

Fontes:
http://www.singer.com.br/institucional/historia.asp

http://www.cineaula.com.br/main/static.php?page=static070610-161014

http://dc.about.com/od/photosofmuseums/ig/NMAHPictures/index.01.htm

http://images.google.com.br/images?q=original%20singer&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&sa=N&hl=pt-BR&tab=wi

0 comments to “The Original Singer...