Subscribe RSS

Olá galerinha!

Continuando a linha dos produtos... Acho que talvez tenha esquecido de comentar isso no outro post, mas qual é a importância desses objetos pro design que conhecemos hoje? Basicamente, produção em série. Temos uns vídeos que melhor explicam esse fato recorrente da Revolução Industrial que em breve estará no ar e disponibilizaremos os endereços, ok?

Então a cadeira Thonet, em um breve comentário eu diria: Thonet conseguiu reunir formas simples, beleza, utilidade e conforto em suas cadeiras, e por terem um maquinário desenvolvido para a produção delas e com um custo acessível, essas cadeiras se tornaram um ícone da época, sucesso de vendas, e ainda são usadas como referência para muitas pessoas.



"Michael Thonet (1796-1871), nasceu em Boppart am Rhein, na Áustria.onde montou seu primeiro atelier. Fundou a empresa Thonet em 1819 para produção de seus próprios projetos."

"Exibiu-as nas exposições de Coblença, de 1841, e de Mainz, de 1842. O sucesso deu origem a um convite para transferir-se para Viena onde se concentrou no desenvolvimento de técnicas de produção em série de mobiliário, incluindo a arqueação a vapor de madeira sólida."

"Ele conseguia o formato curvilíneo por meio de um processo de aquecimento e molde da madeira – patenteado em 1856 –, tornando-o o maior e melhor produtor de madeiras curvas. Além disso, havia outra particularidade no mobiliário Thonet: as cadeiras eram desmontáveis. Isso traduzia bem o conceito da Revolução Industrial, que estava em seu apogeu na época."




Como não quero passar a informação errada à ninguém, não vou afirmar o modelo desta cadeira, em minhas pesquisas encontrei pessoas que dizem que esse é o modelo Nº14 (site da Própria Thonet) assim como já encontrei sites se referindo à ela como modelo Nº 214 (portal da Globo.com). Mas esquecendo um pouco do número exato do modelo... "Em 1859, o catálogo de móveis Thonet incluía 25 modelos de cadeiras, poltronas e mesas e, em 1911, o catálogo continha 1.400 modelos diferentes; em todos eles havia a busca de uma economia dos processos (corte, curvatura, montagem), uma normalização de peças (modulares e intercambiáveis) e das embalagens (máximo de peças em um mínimo volume), além do desenvolvimento de novas máquinas para a transformação do material. " Podemos ver nos trabalhos de Thonet um desenvolvimento não só de seus produtos, mas também o design industrial para a fabricação de seus próprios maquinários. Foi uma referência européia quanto a eficácia produtiva e comercial de um artefacto que não passava de moda.


Peças de uma Thonet pronta para ser montada.



Hoje em dia, além de sempre citada como um ícone, é usada como referência, e trago-lhes aqui um exemplo:






Temos moda com base no estilo de trnçado usado nos assentos das cadeiras de Thonet.



Acho que é mais ou menos isso....
enfim, enjoy ;D


Até a próxima!

Fontes:
Casa e Jardim
Tipógrafos
Samadesigner
ExTenDeSigN
Thonet
Barra da Tijuca

Category: , , | 0 Comments

0 comments to “Thonet!