Subscribe RSS

E3 2010

Opa, chegou a hora de falar sobre um assunto que muito me agrada, meus amados games, mais um ano que chega e mais uma E3, que caso você não saiba, caro leitor, é um mega evento, que acontece anualmente  na cidade de Los Angeles onde as empresas do ramo apresentam suas novidades e mostram as armas que vão usar na sangrenta guerra pelo trono do entretenimento interativo.

Eu fiz questão de acompanhar  ao vivo as conferencias das três empresas principais, além de é claro acompanhar todas as noticias, demos, trailers, reportagens, entrevistas e todas as perfumarias que cercam o evento, e devo acrescentar que ainda bem que não dou a mínima para a copa do mundo, caso contrário perderia muita coisa interessante mostrada nesses últimos dias.

Para manter uma ordem aqui vou começar com um apanhado geral e depois citar as três conferencias principais, na ordem que elas ocorreram e quais as diferenças entre as minhas expectativas e o que eu vi no palco.

Expectativas Gerais

Essa E3 tinha tudo para morna para mim, por que minhas expectativas quanto a geração atual não são as melhores, não que eu tenha diminuído meu gosto pelo maravilhoso mundo virtual, mas é que coisas aconteceram que tem mudado minha percepção. Veremos, a geração atual tem alguns gêneros que são dominantes, desde quando a Nintendo estabeleceu que qualquer pessoas poderia jogar videogame surgiram uma infinidade de jogos de esporte com controle por movimentos corporais, joguinhos simples que não exigem muito de seu tempo e atenção e jogos de academia/fitness, na tentativa de fazer os nerds se exercitarem(comigo foi Epic Fail). Ainda nesse estilo estamos vendo uma explosão de games musicais que seguindo a onda ddo sucesso de Guitar Hero, Rock Band e derivados.

Mas o que os jogadores mais experientes, os famosos “Hardcore” tem a disposição?
Bem, no momento a moda dos shooters tem invadido totalmente a nossa área, visto que até RPGs tradicionais como Fallout tem caído nas garras do tiroteio desenfreado.
Então como a geração está seguindo caminhos que pra mim parecem óbvios e modistas as minhas expectativas não eram tão grandes assim, mas a minha esperança por mudanças é bem grande.


Microsoft

A primeira a se apresentar foi a empresa do Tio Bill, todos sabiam qual seria o nome dessa conferencia, Kinect(ex-Projeto Natal), era óbvio pra todos nós que ele seria o principal jogo da feira, mas a grande dúvida na minha mente é se o tal sistema revolucionário de games sem controle poderia ser usado pra jogos complexos e interessantes, ou tudo que veríamos na feira seriam clones de WiiSports e outros jogos simples que vieram na Onda Wiista nos últimos anos, também haviam rumores de um possível Xbox360 Slim.

Bom, a feira da Microsoft teve tudo o que eu disse lá em cima que tem nessa geração. Pra começar vimos  vários shooters(alguns deles muito bons, embora certos FPSs sejam bem parecidos entre si, o que é mal), não me levem a mal, acho que Gears of War, Halo Reach, Call of Duty: Black Ops, e companhia limitada serão ótimos e todos são cheios de méritos, mas também acho que evidenciam a falta de criatividade da geração, por os três são do gênero da moda e são seqüências de séries de sucesso, nada de novo, ousado ou original.

E quando chegou a hora da verdade, de ver do que o Kinect é capaz, o que vimos?
Eu não vi nada que me empolga-se, me desculpem, o que vi foram clones de WiiSports, uma versão de Nintendogs pra Xbox360, um Wiifit pra Xbox360, enfim, tudo o que afastava os jogadores mais inveterados e sérios do Wii está prestes a invadir as praias da MS, o jgo que eu achei que etria mais potencial é o Star Wars, porém ainda não sei como ele será jogado, se será on-rails(o que é extremamente provável, por que ainda não sei como controlar o personagem sem um controle) e principalmente, se será bom.
A tecnologia em si parece funcionar bem e ser de fato inovadora, mas se os jogos não forem incríveis ela será um desperdício.

No final uma ótima surpresa, o Xbox360 Slim foi realmente revelado e de fato está lindão!

Nintendo

Eu sou um cara que cresci jogando nos consoles da Nintendo, desenvolvi um carinho especial pela empresa e um gosto pelas suas franquias, no entanto o caso de amor que tinha com ela havia chegado a um fim recentemente, por que eles aparentemente esqueceram o tipo de jogo que me fez amar a empresa tanto a principio.
Eles pararam de fazer jogos para os velhos fãs como eu e passaram a atrais um, novo público, aquelas pessoas que cresceram jogando videogames não eram mais importantes pra ele, havia chegado a hora de fazer as pessoas de gostos, idades e estilos mais variados jogarem videogame, desnecessário dizer que minhas expectativas pra essa coletiva eram as mais baixas possíveis, no máximo esperava um novo Zelda, ver mais vídeos de Metroid: The Other M e esperar que o rumor do Nintendo 3DS fosse verdadeiro, mas nada que a Nintendo atual mostrasse iria me impressionar, ou isso era o que eu pensava...

Agora estou feliz em dizer que a minha velha amiga voltou aos meus braços e até me deu vontade de comprar um Wii(algo que pra mim estava sendo impensável até o momento).
Realmente um novo Zelda foi mostrado, um jogo que sofreu problemas no palco, mas aparentemente estava bem jogavel nos estandes, teve um vídeo de The Other M exibido também, nenhuma surpresa, mas houveram dois jogos que explodiram a minha cabeça: Kirby: Epic Yarn e Donkey Kong Country Returns.

Sim, era isso o que eu queria, dois jogos toatalemnte old-school, no estilo que eu amava na geração 16-bits, seguindo o que a Nintendo fez com New Super Mario Bros Wii, e espero que continuem fazendo, os jogos tem uma jogabilidade e sensação tradicionalistas a principio, mas com novidades para faze-los parecer novos e revigorados ao mesmo tempo, quem sabe o futuro não reserve mais surpresas boas como essas? E é justamente o que eu espero.

Já o 3DS merece um parágrafo só pra ele, eu, como não estava lá, não posso dizer nada sobre a tão revolucionária tecnologia de 3D sem óculos em um videogame portátil, mas gostei do tão esperado retorno de Kid Icarus, dos novos gráficos, bem melhores do que os já datados visuais do DS e do lineup promissor pro lançamento, estarei de olho nessa belezinha!

Sony

Essa era a conferencia que eu mais esperava nessa E3, o PS3 é o console que mais gosto na geração atual, ele não chega a ser tão dominado por FPSs quanto a caixa da MS, não é saturado de joguinhos casuais como o Wii e tem muitos jogos exclusivos que me chama a atenção, então essa com certeza merecia minha atenção especial, não esperava nenhuma surpresa no entanto, torcia pra ver mais sobre The Last Guardian, queria um PSP2, uma data pra GT5(embora nem seja tão fã dessa série), mas não esperava, por exemplo, um God of War 4, visto que o 3 acabou de sair, eu ainda nem joguei e talvez ele feche a série.

Embora eu tenha gostado dessa conferencia,por que ela não me deixou chateado e decepcionado como a conferencia da MS, ela também não me deixou feliz e abobado como a da Nintendo, ela foi normal, nada das coisas que eu esperava aconteceu, sem PSP novo, só propagandas para o portátil lideradas por um gurizinho chamado Marcus que não parece ter um milionésimo do talento do Kevin Butler(sei que ele é um personagem, calma), que por sinal, fez um discurso que foi um dos pontos altos da E3. Pelo menos eles mostraram um novo God of War pra PSP, e uma surpresa, um novo Twisted Metal, a data do Gran Tursimo, além do fato dos games de que os de PS3 começaram a vir com a opção de visualização em 3D.

E quanto ao Move, se prepare, eu achei ele melhor que o Kinect e que o Wiimote com MotionPlus, pronto, falei. Por alguns motivos, ele, por unir a câmera com o controle(algo palpável, viu MS?), oferece uma experiência de jogo e controle de movimentos em 3 dimensões que me parece interessante e é totalmente aplicável em jogos “hardcore”, só por isso o Move já ganhou com honras o meu coração. Lembrando qeu pra mim, até o momento, nada substitui o bom e velho controle tradicional, e lembrando também que estou me baseando em vídeos e reportagens, por que não estava em LA para testar o Move e o Natal.

Finalizando

A E3 desse ano foi divertida, teve seus bons momentos, seus momentos ridículos(One million troops!) e todas as outras coisinhas que não podem faltar a uma evento que se preze, espero estar lá em pessoa em um evento futuro e também que os tais eventos futuros ainda consigam me surpreender e me deixar ansioso por mergulhar cada vez mais no meu esporte preferido: videogames!

Category: | 0 Comments

0 comments to “ ”